• Home
  • /
  • Elenco
  • /
  • Rafael Elias, o Papagaio do Palmeiras

Rafael Elias, o Papagaio do Palmeiras

Rafael Elias,  conhecido como Papagaio, é mais um atleta das categorias de base e integrar o elenco principal em 2018. O atacante se junta com Fernando, Luan Cândido, Daniel Fuzato e Pedrão.

Artur também tem idade sub-20, mas optamos por tirá-lo dessa lista por já ter atuado 1 ano como profissional em 2017 por Red Bull e Londrina. Não existe a possibilidade dele voltar a jogar pelas categorias de base do clube. Ele deve ganhar chances no time principal ao longo do Campeonato Brasileiro.

Fernando, Luan Cândido e agora Papagaio ainda tem idade para participar não só dos campeonatos de base em 2018, como no ano que vem também. Eles estão fazendo um estágio com os profissionais, não necessariamente ficarão no elenco fixo para as próximas competições.

No entanto, nada disso diminui a importância da integração. Esses atletas têm a grande oportunidade de acelerar o seu desenvolvimento e encantar a comissão técnica.

O espaço para o Papagaio tem relação com a ausência de Deyverson, se recuperando de uma fratura no pé. Após o empate em 0x0 contra a Ponte Preta, Roger Machado lamentou em entrevista coletiva não poder contar com o jogador.

Eu não tive as alternativas hoje, mas a gente tem no elenco. Seria um jogo apropriado para o Deyverson, que é alto, de intensidade física. (Roger Machado)

Naquele jogo, Borja foi poupado por sentir dores no joelho. O campo pesado devido as fortes chuvas na região de campinas pedia um jogador mais físico de área para ajudar no confronto. Papagaio pode ser uma peça para criar essa variação de jogo no elenco.

Origem de Papagaio no Futsal

Papagaio começou a focar exclusivamente no futebol de campo ano passado. O jogador era pivô no time de futsal do Palmeiras e importante peça da Seleção brasileira sub-17 na conquista do título sul-americano em 2016.

A vivência dos jogadores no Futsal ajuda a desenvolver noções táticas e técnicas fundamentais para um atleta de campo. O futsal estimula a inteligência do jogo, pois exige que os atletas trabalhem com mais velocidade e habilidade em pequenos espaços.

Um dos grandes técnicos da história do futebol,  Pep Guardiola, já falou sobre a importância da modalidade na formação de atletas.

“No futsal não há ataque nem defesa, tudo é a mesma coisa. O princípio de tudo é não perder a bola, finalizar ao gol nem sempre é a melhor opção, antes há que desequilibrar o rival para que a finalização seja imparável” (Guardiola).

Com toda essa bagagem, Papagaio soma à sua força física a velocidade e a habilidade não tão comuns em jogadores da posição.

 

Rafael Elias Papagaio Futsal Palmeiras

Papagaio foi artilheiro do Campeonato Paulista sub-17 de futsal em 2015 e ganhou destaque no site do Palmeiras.

 

Papagaio Seleção Brasileira de Futsal

Papagaio aparecendo como destaque no site da Confederação Brasileira de Futsal

 

Papagaio no Sub-20 do Palmeiras

Rafael Elias não tem o nome tão balado como outras promessas da base palestrina. Mesmo assim,  chamou a atenção do técnico Roger Machado com as aparições na Copa RS, em dezembro, e na Copa São Paulo, em janeiro.

O atleta atuou na maioria dos jogos vindos do banco e mesmo assim conseguiu contribuir com a equipe para gols e assistências importantes. Papagaio participou de 6 jogos na Copinha e marcou 2 gols.

O destaque do atacante foi na partida contra o Taubaté, em que o Palmeiras venceu por 7×0. Papagaio marcou os seus 2 gols na competição e ainda deu uma assistência para o outro promovido ao profissional, Luan Cândido.

Rafael Elias completará 19 anos em abril e ainda possui mais 2 anos de competições de base. Caso não seja integrado em definitivo pelo time principal, ele deve participar das competições nacionais e estaduais do calendário sub-20. Papagaio também tem idade para atuar  em busca da tão sonhada Copa São Paulo em 2019.

Devido ao regulamento do Paulistão que prevê a inscrição de uma lista de atletas da base, Papagaio poderá participar do torneio até 2021 sem “tirar a vaga” de nenhum outro atleta do clube.

O primeiro dia de Rafael Elias, o Papagaio, no profissional 

Rafael Elias, o Papagaio, falou com a Base Palmeiras sobre a experiência no primeiro dia com o elenco profissional:

Foi um dia especial para mim, entrar em um vestiário daquele e ver grandes jogadores. É muito legal termos essa aproximação com o profissional, nos faz trabalhar mais forte para que chegando lá possamos desfrutar da melhor estrutura do país. (Papagaio em conversa com o Base Palmeiras)

Renovação de Contrato do Papagaio

Papagaio assinou o primeiro contrato como profissional ano passado, válido até 31/05/2020. Além de receber um aumento do salário, a renovação garantiu aumentar sua multa rescisória para evitar assédio de outros times.

Com a promoção ao time principal, Papagaio teve novamente o contrato renovado no fim de fevereiro até dezembro de 2020. O atleta também recebeu um novo aumento salarial.

Papagaio renova contrato com Palmeiras

BID Rafael Elias Papagaio

BID Rafael Elias Papagaio

Origem do apelido Papagaio para o Rafael Elias

O simpático apelido tem uma origem tão simpática quanto. Um ex-treinador do atleta o chamava dessa forma pelo jeito falador do atleta. Ele gostava (e ainda gosta) de conversar muito com outros jogadores e membros da comissão técnica.

Rafael explicou com um pouco mais de detalhes a origem do nome em um vídeo para a ESPN, assista aqui.

 

Jogos de Papagaio pelo time profissional

Papagaio estreou pelo time principal do Palmeiras no dia 05 de março de 2018. O atacante entrou aos 29 minutos do 2ª tempo no lugar de Alejandro Guerra.

O Palmeiras, naquele momento, já perdia para o São Caetano por 1 a 0 no Allianz Parque. Papagaio não conseguiu ajudar os companheiros a alcançar o empate, mas mostrou bastante movimentação e personalidade.

Leia também: Análise da estreia de Papagaio no time profissional do Palmeiras.

Depois do jogo contra o São Caetano, Papagaio teve uma nova chance: atuar como titular na partida contra o Ituano, em Itu. Desde 2016, Papagaio é o terceiro jogador das categorias de base com ainda idade Sub-20 a ter uma oportunidade de começar um jogo. Antes dele, apenas Gabriel Jesus e Gabriel Furtado.

O Palmeiras fez um grande jogo e goleou o time do interior por 3×0. Papagaio não participou diretamente dos gols, mas sua presença de área colaborou para a movimentação ofensiva da equipe. Na ocasião, o atacante foi substituído aos 30 minutos do 2º tempo, dando espaço ao também jogador da base Fernando.

Leia também: ANÁLISE: Movimentação, confiança e participação de Papagaio e Fernando contra o Ituano.

Papagaio na Seleção Brasileira Sub-20

Rafael Elias, o Papagaio, teve mais uma grande surpresa na sua carreira como profissional. Na mesma semana em que estreou como titular do Palmeiras, o atacante foi convocado pelo técnico Carlos Amadeu para participar de amistosos com a Seleção Sub-20. Fernando, Alan, Vitão e Luan Cândido também já haviam sido convocados.

No entanto, o Palmeiras não liberou Papagaio para a Seleção Sub-20. A restrição se deu pois o atleta desfalcaria o clube na fase mata-mata do Campeonato Paulista. Deyverson ainda não está recuperado de lesão e Borja foi convocado para a Seleção Colombiana. Dessa forma, o Palmeiras teria apenas Willian para atuar centralizado nas quartas e em uma eventual semifinal.

O primeiro gol de Papagaio pelo Palmeiras

A desconvocação para a Seleção Brasileira Sub-20 foi muito produtiva para o Papagaio.

O atacante teve a oportunidade e entrar no segundo tempo do jogo Palmeiras 5 x 0 Novorizontino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Mais acostumado com o time principal, Papagaio marcou, no Allianz Parque, seu primeiro gol pelo Palmeiras como atleta profissional.

Veja o gol e a conversa do atacante com a TV Palmeiras.

 

Somando o tempo que participou dos jogos no Campeonato Paulista, Papagaio chegou a 100 minutos disputados como jogador profissional. O camisa 49 é o primeiro atleta a alcançar essa marca depois de Gabriel Jesus.

Além do gol, identificamos algumas evoluções no estilo de jogo do Papagaio e na sua capacidade de compreender a forma de jogo adotada por Roger Machado. Veja toda análise de desempenho no link: Análise: Desempenho de Papagaio vs Novorizontino

 

Quer saber mais sobre o elenco das categorias de base do Palmeiras? Acesse a área do site ELENCO e veja todas as matérias disponíveis. 

 

Fotos: Site Palmeiras

One Comment

  • Gabriel

    28 de julho de 2018 at 14:45

    Deveria tirar esse apelido. A imprensa e parte da torcida cita o jogador com desdem quando fala que vai entrar o Papagaio. E outras piadinhas de locutor como : faltou acertar a bola com o bico.

    rafael elias é um nome bom

    Responder

Deixe uma resposta