As partidas de Papagaio e Fernando contra o Ituano

A partida do Palmeiras contra o Ituano poderia garantir a primeira colocação geral na fase de classificação. Mesmo assim, Roger Machado optou por levar a campo um time misto. Dos costumeiros 11 titulares, apenas 3 estiveram em campo: Thiago Martins, Bruno Henrique e Dudu.

A estratégia, além de prevenir lesões e suspensões por amarelo para a próxima fase, permitiu que mais jogadores ganhassem rodagem para o restante da temporada.

Com a partida de hoje, por exemplo, o elenco ficou bem balanceado de ritmo de jogo. Do meio de campo para frente, todos os jogadores  atuaram em mais de 25% dos minutos possíveis na temporada. A única exceção é Moises, que fez uma pré-temporada mais longa e esteve disponível menos vezes.

A rodagem do elenco, a boa fase da equipe no Campeonato Paulista e a lista de jogadores da base do novo regulamento da competição, permitiram que os jogadores da casa começassem a ter seus minutos com Roger Machado.

Leia mais: Como funciona a lista da base no Campeonato Paulista?

Papagaio contra o Ituano

Papagaio foi o primeiro jogador das categorias de base a ter uma oportunidade com Roger Machado. O atacante entrou nos minutos finais da derrota para o São Caetano, no Allianz Parque. Na ocasião, Papagaio atuou por pouco mais de 16 minutos.

Leia mais: A estreia de Papagaio no Palmeiras.

Neste domingo, Papagaio teve a oportunidade que poucos jogadores tiveram desde 2016, começar um jogo como titular. Nesse período, apenas Gabriel Jesus (que já havia disputado muitos jogos em 2015) e Gabriel Furtado (uma única vez) tinham realizado o feito.

A partida foi interessante para análise.  O mapa de calor mostra como o atacante se movimentou por todo campo de ataque, inclusive voltando pelos lados, principalmente o direito. Importante ressaltar que em sua estreia, o mapa de calor mostrava uma movimentação maior pelo lado esquerdo. Essa já é uma pequena amostra da potencial versatilidade do atleta.

Mapa de Calor Papagaio vs Ituano - Footstats

Mapa de Calor Papagaio vs Ituano – Footstats

O atacante teve a oportunidade de finalizar duas bolas. Os dois chutes foram ao gol, mas não exigiram muita dificuldade para a defesa de Wagner, do Ituano.

 

Mapa do gol Papagaio vs Ituano - Footstats

Mapa do gol Papagaio vs Ituano – Footstats

Para completar a parte estatística da avaliação, Papagaio também distribuiu 12 passes certos, errando 3 (75% de acerto). 1 passe certo a cada 6 minutos de jogo. A efeito de comparação, a média de Miguel Borja é a mesma.

Borja, no entanto, tem mais participação em finalizações e principalmente em roubadas de bola. Papagaio se esforçou para fechar os espaços, mas não conseguiu colaborar com esse fundamento durante a partida.

A situação é natural, o jogador passa por um momento de transição, de conhecimento de velocidade do jogo, desenvolvimento de posicionamento tático, etc. Além disso, o time como um todo não atuou tão intenso nas roubadas de bola ofensivas como no clássico contra o São Paulo, por exemplo.

Outro ponto importante a ser analisado é a importância de um jogador de área centralizado e com força física para permitir a abertura do jogo em alguns momentos. Papagaio atuou indiretamente nos dois gols de Gustavo Scarpa, puxando a marcação para um movimento mais fechado dentro da área, e deixando o meia ter mais liberdade para a finalização.

A prova de que mais minutos e ritmo de jogo pode mudar o desempenho de um atleta é o próprio Gustavo Scarpa. O meia já vinha melhorando sua participação nos jogos e hoje pode escancarar essa evolução com 2 gols. O mesmo fator pode e deve ser atribuído a Papagaio e qualquer outro garoto que venha entrar ao longo da temporada.

Com um longo campeonato brasileiro e a possibilidade de levar 12 atletas para o banco de reservas, a tendência é que Roger Machado dê oportunidades aos jovens ao longo do ano. Não só o treinador, como toda comissão técnica, estão acostumados ao lançamento de jogadores da base no time principal.

Papagaio falou com a TV Palmeiras sobre a estreia como titular:

 

Leia mais: Conheça Rafael Elias, o Papagaio do Palmeiras.

Fernando contra o Ituano

O atacante Fernando é conhecido como a principal revelação da equipe Sub-20 do Palmeiras em 2017. O atacante foi destaque nas campanhas do Campeonato Paulista da categoria e do vice campeonato da Copa RS.

Fernando é atacante de lado, habilidoso, mas também um goleador da base. Ele foi o artilheiro do Palmeiras na Copa São Paulo de 2018, com 5 gols. Não a toa, o atleta já é badalado e desde o ano passado cotado para subir para o elenco principal.

Com apenas 19 anos, Fernando recebeu neste domingo sua segunda chance no time principal do Palmeiras. O atacante já havia atuado por 45 minutos na derrota para o Vitória, no Barradão. Naquele momento, o jogador foi bancado pelo técnico interino Alberto Valentim.

Fernando também é conhecido pela sua semelhança física com Gabriel Jesus. O estilo de jogo é diferente, mas Fernando lembra o porte físico e alguns trejeitos que tanto pudemos acompanhar com o atual jogador do Manchester City e da Seleção Brasileira.

Fernando entrou aos 31 minutos do segundo tempo, justamente no lugar de Papagaio. Os primeiros momentos em campo do jogador revelaram um certo nervosismo. Com poucos minutos jogados, o atacante foi afobado em busca de uma roubada de bola, cometeu uma forte falta e acabou tomando o cartão amarelo.

Depois disso, o atacante, que é tímido nas entrevistas, pode mostrar um pouco da personalidade dentro de campo que tanto chamou atenção de olheiros e especialistas em jovens talentos. Fernando participou com 3 passes e um gol de oportunismo e bom posicionamento.

Com Keno e Dudu abertos pelas beiradas, Fernando entrou com um posicionamento mais centralizado. O mapa de calor, entretanto, mostra a tendência do jogador de cair pelo lado esquerdo do campo. Esse era o seu posicionamento habitual nas partidas do Sub-20.

 

Mapa de Calor Fernando vs Ituano - Footstats

Mapa de Calor Fernando vs Ituano – Footstats

O destaque de Fernando está para sua eficiência. Em uma das suas infiltrações pelo meio, o atacante conseguiu aproveitar em gol o cruzamento de Juninho. O mapa do gol mostra: 2 finalizações, 1 gol.

mapa do gol Fernando vs Ituano - Footstats

Mapa do gol Fernando vs Ituano – Footstats

Fernando também conversou com a TV Palmeiras. O atleta comentou sobre a emoção de marcar o primeiro gol pelo time profissional.

 

 

Leia mais: Fernando e mais três. Palmeiras tem 4 jogadores convocados para a Seleção Sub-20.

Roger Machado e a partida de Papagaio e Fernando

Roger Machado falou em entrevista coletiva sobre a partida de Papagaio e Fernando.

“O Papagaio já tinha estreado no jogo contra o São Caetano, hoje teve e chance de sair jogando. Lutou bastante, sente um pouco a questão do ritmo coletivo, mas depende ainda de outras peças para que a engrenagem funcione bem, mas fez um bom jogo”

“O Fernando é um jogador mais leve, joga na frente, tem características de velocidade, tem destreza, presença dentro da área. Para quem não gosta de oportunismo, primeiro lance que ele entrou ele quase dividiu uma bola e podia ter marcado o gol. Depois um lance de oportunismo no cruzamento do Juninho, tocou a bola para as redes. É um jogador que já tinha visto jogar outras vezes e é muito talentoso”

Assista a partir do minuto 4:40.

 

Quer saber mais sobre as categorias de base do Palmeiras? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:

Twitter: @BasePalmeiras

Instagram: @basedopalmeiras

Facebook: facebook.com/basepalmeiras/

 

Deixe uma resposta