Jogadores da base do Palmeiras inscritos no Paulistão

A base do Palmeiras já jogou mais minutos que em 2017

O Palmeiras já utilizou mais a base na primeira fase do Campeonato Paulista do que em toda temporada 2017.

É importante ressaltar que esse número não era tão difícil a ser batido. O Palmeiras foi o clube brasileiro a menos utilizar jogadores formados em casa ao longo de todo ano, com apenas 120 minutos jogados.

Os 120 minutos são distribuídos entre 4 atletas, 1 que disputou 2 jogos no Paulistão e outros 3 que tiveram chances isoladas no Campeonato Brasileiro:

  • Vitinho: 16 minutos – Campeonato Paulista (2 jogos – Palmeiras 2 x 0 Mirassol – 22/03/2017 e Palmeiras 2 x 2 Audax – 25/03/2017)
  • Matheus Iacovelli: 15 minutos – Campeonato Brasileiro (Chapecoense x 1 Palmeiras – 20/05/2017)
  • Gabriel Furtado: 45 minutos – Campeonato Brasileiro (Ponte Preta 1 x 2 Palmeiras – 25/06/2017)
  • Fernando: 45 minutos – Campeonato Brasileiro (Vitória 3 x 1 Palmeiras – 08/11/2017)

Vitinho

Vitinho Palmeiras - Foto: Palmeiras/ Cesar Greco

Vitinho. Foto: Palmeiras/ Cesar Greco

O meia Vitinho é uma das grandes apostas das categorias de base do Palmeiras desde que estava no Sub-15. Atualmente, com 19 anos, o atleta está emprestado ao Barcelona B até o meio de 2018. Ao concretizar o empréstimo foi acordada um valor ficado para sua compra no valor de 12 milhões de euros, cerca de 48 milhões de reais na cotação atual.

Vitinho, no entanto, perdeu espaço no time B do Barcelona e não tem sido relacionado nas últimas partidas da equipe. Ainda não há informações oficiais se há alguma negociação por sua permanência na Catalunha.

Matheus Iacovelli

Matheus Iacovelli e Jailson

Matheus Iacovelli. Foto: Palmeiras/ Cesar Greco

Matheus Iacovelli também não está mais no Palmeiras. Em comum acordo, o centroavante teve seu contrato rescindido com o Palmeiras para acertar com o Estoril Praia, de Portugal. O Palmeiras manteve porcentagem de seus direitos federativos. O centroavante está, no momento, emprestado ao Paraná Clube.

Leia mais: Matheus Iacovelli é emprestado pelo Estoril ao Paraná.

Gabriel Furtado

Gabriel Furtado Assina com Palmeiras

Gabriel Furtado e Empresário

Gabriel Furtado teve a oportunidade de começar um jogo como titular do Palmeiras na vitória contra a Ponte Preta. Surpresa da escalação de Cuca, o volante, de apenas 17 anos na ocasião, teve boa atuação em Campinas. No entanto, por tomar um cartão amarelo e estar sentindo o ritmo de um jogo como profissional, acabou sendo substituído no intervalo. Com a contratação de Bruno Henrique, Gabriel Furtado acabou não tendo novas chances.

As perspectivas para Gabriel Furtado, no entanto, são bem interessantes. O volante foi figura importante na temporada do Palmeiras Sub-20, resultando no título do Campeonato Paulista da categoria e a 2ª colocação na Copa RS.

Depois de boa participação da Copa São Paulo 2018, Gabriel Furtado teve seus direitos comprados pelo Palmeiras junto ao Paraná. O volante, agora com 18 anos,  assinou até 2022. O jogador tem idade para mais 2 anos de categoria junior (geração 00), mas a tendência é que receba novas oportunidades antes disso.

Leia mais: Gabriel Furtado é contrato pelo Palmeiras em definitivo.

Fernando

Fernando, atacante do Palmeiras

Fernando. Foto: Palmeiras/ Cesar Greco

O atacante Fernando estreou pelo Palmeiras na derrota para o Vitória, já no fim do Campeonato Brasileiro. Visto como o principal talento da geração 99 do clube, Fernando foi destaque ao logo de toda temporada do Sub-20.

Fernando terminou a Copa São Paulo como artilheiro do Palmeiras com 5 gols. Não a toa, Fernando também teve chance com os profissionais em 2018, chegando a marcar o seu primeiro gol como profissional.

Leia mais: Análise da partida de Fernando contra o Ituano.

O uso da base em 2018

O uso da base no Palmeiras em 2018 é bem diferente. Como mencionado, só na primeira fase do Paulista já ultrapassamos os minutos jogadores em 2017. Ao todo, jogadores revelados pelas categorias de base do Palmeiras atuaram por 1.591. Somando a libertadores, o número ainda cresce para 1.771.

Esse cálculo conta com jogadores ainda com idade Sub-20, como Fernando e Papagaio, mas também com atletas já profissionalizados. Thiago Martins e Victor Luis passaram pelas categorias inferiores do Palmeiras e foram efetivos ao time principal pelo clube.

  • Thiago Martins: Titular em 12 jogos ao longo da temporada. É o jogador do elenco com mais minutos jogados em 2018.
  • Victor Luis: 7 jogos no ano, 6 como titular.
  • Papagaio: 2 jogos, 1 como titular (contra Ituano).
  • Fernando: Atuou 14 minutos e fez 1 gol contra o Ituano.

Os principais minutos jogados são devido a presença constante no time titular de Thiago Martins e Victor Luis.

Thiago Martins

Thiago Martins - Foto Divulgação

Thiago Martins – Foto Divulgação

Thiago Martins chegou ao Palmeiras em 2013. Com 18 anos, o zagueiro treinou com o time principal e também participou com o time Sub-20. O atleta teve uma grave lesão de joelhos as vésperas da Copa São Paulo de 2014.

Em 2015, Thiago Martins foi emprestado ao Paysandu para ter ritmo de jogo e vivência no futebol profissional. O zagueiro fez uma grande campanha na série B com o time paraense e voltou ao Palmeiras em 2016. Thiago integrou o elenco Campeão Brasileiro e era considerado o substituto natural de Victor Hugo.

Novamente em um início de temporada, o zagueiro teve outra lesão grave no joelho. O atleta só voltou a atuar no fim de 2017 quando foi emprestado ao Bahia.

Em 2018, sob comando de Roger Machado, Thiago Martins se consolidou como titular da zaga alviverde ao lado de Antônio Carlos.

Victor Luis

Victor Luis.

Victor Luis está com 24 anos. O lateral esquerdo subiu ao time profissional do Palmeiras em 2014. Com o clube em crise, o jogador foi importante na permanência da equipe da série A.

O Palmeiras reformulou todo futebol em 2015, com a chegada de Alexandre Mattos. Victor Luis acabou sendo emprestado ao Ceará na disputa da série B daquele ano. Em 2016 e 2017, Victor Luis foi emprestado ao Botafogo, destacando principalmente no último ano na disputa da Libertadores.

Maduro, o lateral conquistou a titularidade após disputa com Michel Bastos. Diogo Barbosa, que se recupera de lesão, será outro concorrente de Victor. Quem ganha com essa disputa é o Palmeiras.

Fernando e Papagaio

Os jovens puderam ter oportunidade na última rodada graças a boa campanha do clube ao longo do torneio e ao novo regulamento do Campeonato Paulista. A partir de 2018, passou a ser permitido inscrever uma lista de atletas adicionais aos restritos 26 tradicionais da competição. Esta lista abre espaço para jogadores nascidos até 1997 e que tenham mais de 1 ano de contrato como clube, tendo disputado ao menos uma competição de base ao longo deste contrato.

Leia mais: Como funciona a lista da base no Campeonato Paulista.

Nesse cenário, Papagaio e Fernando puderam ocupar as vagas de Deyverson e Arthur (também na lista da base) e ganhar alguns minutos em campo no início da temporada. Além deles, outros atletas tiveram a oportunidade de ser relacionados aos jogos e ficar no banco, como Luan Cândido, Alan e Vitão. Por sinal, estes 5 atletas do Palmeiras foram convocados para a Seleção Brasileira Sub-20.

Leia também: ANÁLISE:  As participações de Fernando e Papagaio contra o Ituano.

Jogadores da base do Palmeiras inscritos no Paulistão

Fernando, Luan Cândido, Papagaio, Alan e Vitão no vestiário de Ituano vs Palmeiras

Roger Machado e sua comissão técnica estão acostumados a trabalhar com garotos em seus trabalhos anteriores. Uma de suas missões no Palmeiras é buscar oportunidades para lançar mais jogadores da base. Afinal, o trabalho realizado desde 2014 na profissionalização do departamento está começando a aparecer.

Roger Machado observa treino do Palmeiras Sub-20 / Foto: @fellucena

Roger Machado observa treino do Palmeiras Sub-20 / Foto: @fellucena

Leia mais: Títulos da base do Palmeiras em 2017.

Fernando foi contratado em 2016 junto à AMDH (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano), após se destacar na Taca BH daquele ano. Um trabalho em conjunto com os olheiros do clube. Papagaio faz parte da integração do Futsal com o campo.

Leia mais: Conheça Rafael Elias, o Papagaio do Palmeiras.

A geração 00 é a “primeira leva” de jogadores formados nessa mentalidade, que une o trabalho de captação e desenvolvimento de atletas. Alan e Vitão são apenas 2 dos grandes destaques que começarão a atuar em 2018 pelo time Sub-20.

Leia mais: Vai começar! Veja a tabela da Copa do Brasil Sub-20.

Deixe uma resposta