• Home
  • /
  • Integração
  • /
  • Como funciona a lista da base no Campeonato Paulista de 2019?
Elenco do Palmeiras Sub-20 no Campeonato Paulista

Como funciona a lista da base no Campeonato Paulista de 2019?

O Campeonato Paulista de 2019 manteve uma possibilidade interessante para a utilização da base ao longo do torneio. Os clubes seguem com a limitação de inscrever apenas 26 atletas, mas agora podem cadastrar uma lista “extra” com garotos formados nas categorias inferiores.

 

Como funciona a lista da base no Campeonato Paulista 2018 na prática?

Os clubes podem inscrever até 26 atletas profissionais, sendo que 3 deles precisam ser goleiros.

Essa limitação sempre foi uma das grandes reclamações dos grandes clubes. Para o Palmeiras, entendo que é ainda mais prejudicial. Os campeonatos estaduais deveriam servir para rodar elenco, testar peças, adaptar reforços. Quanto maior a qualidade um elenco, mais jogadores interessantes acabam tendo que ficar de fora. Em 2018, por exemplo, Hyoran e Emerson Santos não “couberam” na lista e acabaram tendo seu início de ano prejudicado.

O Palmeiras inscreveu na lista da base de 2018 alguns jogadores: Daniel Fuzato, Artur, Vitão, Alan, Luan, Papagaio e Fernando. Só os dois últimos, no entanto, chegaram a entrar em campo ao longo da competição.

É fundamental que mais atletas sejam utilizados no campeonato. Ele é fundamental para a formação dos jovens atletas, além de tornar o elenco todo mais rodado e experiente para o restante da temporada.

Dos 4 times no G4 do Campeonato Brasileiro, o ÚNICO jogador vindo da base que fez sua estreia como profissional durante Brasileirão 2018 foi o volante Luan, do SPFC. TODOS os outros atletas já haviam estreado pelo principal, no mínimo, pelo Estadual.

O regulamento implementado em 2018 permite dar maior rotação aos jovens jogadores formados em casa. A lista de atletas da base é ilimitada, mas deve seguir algumas exigências:

  • O atleta deve ter mais de 1 ano de clube, sem contar empréstimos (data do contrato registrado na Federação Paulista de Futebol).
  • Durante o tempo que tem de clube, o jogador deve ter participado de ao menos uma competição de base organizada pela FPF.
  • O atleta deve ter entre 16 e 21 anos (nascido a partir de 1998).
  • Só será permitido utilizar 5 atletas dessa lista simultaneamente nos jogos.

Curiosidades da lista da base do Palmeiras

Ainda não está definida a lista de atletas da base do Palmeiras que estarão no Paulistão de 2019, mas algumas situações.

  • O zagueiro Pedrão não pôde ser inscrito na lista da base de 2018 porque não tinha um ano completo no Palmeiras. Ele foi contratado no final de fevereiro de 2017. Em 2019, ele não terá mais idade para estar na lista, já que é nascido em 1997.
  • Artur e Vitinho integraram o profissional em 2018 e podem estar nesta lista em 2019. Os dois são nascidos em 1998 e estão de acordo com os outros critérios definidos no regulamento.
  • Os principais jogadores do elenco sub-20 (base do time que disputa a final do Brasileiro da categoria), está apta para entrar na lista: Vitão, Esteves, Yan, Alan, Papagaio, Luan Cândido, Gabriel Menino, Matheus Neris, Gabriel Furtado, Matheus Rocha, Patricks de Paula e de Lucca, Airton, Wesley..
  • Jogadores contratados em 2018 não estarão disponíveis para esta lista “extra”, pois não cumprem o critério de mais de 1 ano inscritos pelo Palmeiras:

 

Conheça tudo sobre o elenco do Palmeiras Sub-20:

 

Elenco do Palmeiras Sub-20 – Informações Completas

 

 

Deixe uma resposta